segunda-feira, 21 de maio de 2012

Uma cartilha para a santidade

Leitura diária: Efésios 4.26-32

Nos tempos do ensino tradicional nas escolas de alfabetização dos meados dos anos 900, era comum termos dentre os instrumentos usados pelos professores, as cartilhas de aprendizado que nada mais eram do que uns  pequenos livretos que ensinavam os primeiros rudimentos do conhecimento escolar nas mais diversificadas matérias.

Paulo vai preparar para os crentes em Éfeso, e para nós hoje, em meio ao ensino altamente informatizado e tecnológico do século XXI, uma verdadeira cartilha para nos encaminhar no b+a=bá do conhecimento da santidade, onde o primeiro passo está no v.26: "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" . Domínio próprio, equilíbrio interior, deve ser a característica do crente.

Segundo passo, v.27: "Nem deis lugar ao Diabo". Ou seja, perder o domínio próprio para o crente, é como dar lugar ao Diabo em seu viver.

Terceiro passo, v.28: "Aquele que furtava, não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade". Vida operosa e proveitosa deve ser a aspiração do cristão.

Quarto passo, v.29: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que minisre graça aos que a ouvem." Pureza de vida, no pensar, no agir, no falar, edificando a todos.

Quinto passo, v.30: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção". Todo erro nosso consrange o Espírito de Deus que em nós habita. E, para complear o aprendizado, o sexto e úlimo passo, nos vs.31,32:


"Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."

Publicado originalmente no site da JUERP

Nenhum comentário:

Postar um comentário