sábado, 22 de junho de 2013

Identidade!


O grande desafio nos dias atuais é ter identidade, sofrermos influencia de todos os lados, fazemos coisas que não queremos ou gostamos, por não ter personalidade própria, não sabemos formar opinião.

Quando vamos ao Poupa tempo tirar um RG (Identidade) ao recebermos qual é a primeira coisa que verificamos? Se os dados estão corretos né (filiação, naturalidade)?

E se algum dado estiver incorreto o documento é refeito.
Assim também é em nossas vidas quando reconhecemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, recebemos uma identidade nova e lá consta como filiação: Deus todo Poderoso Criador dos Céus e da Terra... E logo esses dados são verificados para ver se as informações são.

Mateus 4:1-11

O diabo não sabia que Jesus era o filho de Deus, foi por isso que ele foi tentar Jesus no deserto.

Quando o diabo soube que o Espirito Santo havia descido sobre Jesus, e que havia vindo uma voz do céu declarando: “Esse é o meu filho amado”, ele imediatamente foi até Jesus, testar sua identidade.
Verificar se a informação era “verdadeira”.

Quando fala que Jesus foi ao deserto para ser tentado, a palavra usada no original em grego foi:
Peiradzõ de peira: testar (objeto), esforço, escrutínio, sedução, disciplinar, teste, examinar, investigar, provar, testar.
De peira: experimentar, testar. Fazer uma experiência com, testar.
I sobre ações: tentar, fazer um esforço.
II sobre pessoas: tentar, provar, submeter a teste.
De modo geral, e em um bom sentido, examinar o caráter, opiniões e sentimentos de alguém.

 O mesmo acontece quando nos convertemos, começam a vir as lutas, as perseguições, tudo isso acontece para testar a nossa Identidade, para testar se realmente somos cidadãos dos céus (Gálatas 2:20, se Cristo vive em nós também seremos testados).
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

Quando o diabo chega pra Jesus e fala: “Se tu és o filho de Deus”.
O diabo tentou Jesus de três formas:
O desejo da carne, o desejo dos olhos, a soberda da vida.
Jesus não caiu nas tentações, pois Ele sabia exatamente quem era Ele estava seguro de sua identidade, Ele não precisava provar nada a ninguém.

Muitos de nós, temos caídos em tentações, temos sido reprovados no teste, pois, não estamos seguros de quem nós somos.
Jesus não caiu nas tentações, pois, Ele não era orgulhoso, Ele extremamente humilde.

Ele tinha a plena convicção que ele era o filho de Deus.
A maneira com que as pessoas nos veem é reflexo da maneira como nos vemos, muitas pessoas se veem como as piores, sempre acham que são coitadinhas, que ninguém gosta delas.  Uma pessoa que tem identidade não tem esse tipo de pensamento.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11

Quando não sabemos quem somos, tentamos provar ser algo que não somos.
Uma pessoa que tem certeza de sua identidade ela é:
1.      Humilde – Jesus não precisa provar nada, ele sabia exatamente quem ele era.
2.      Contenta-se com o que ela tem (ela não cobiça nada, ela sabe que tem a sua própria identidade e não tenta viver a vida de outra pessoa, ela sabe exatamente o que Deus tem preparado para ela. Se até as nossas impressões digitais são diferentes das dos outros, porque a nossa vida teria que ser igual?).
3.      Ela sabe para que foi chamada (Lucas 4:18), Jesus entra na sinagoga e ler Isaías 61.
João Batista sabia exatamente quem ele era, qual era a sua missão (João 3:30 “É necessário que ele cresça e eu diminua).
Um exemplo bíblico de alguém que não tinha certeza de sua identidade foi Saul.

1 Samuel  13:8-12

Saul achava que só porque ele era rei ele poderia fazer o que bem quisesse, ele não sabia direito qual era a sua identidade. Só porque uma vez ele profetizou no meio dos profetas (1 Samuel 10:10), ela achava que poderia oferecer sacrifícios também.

Uma pessoa que tem certeza de sua identidade, sabe exatamente quem ela é, ela sabe o que pode e o que não pode fazer.
Uma pessoa que não tem certeza sua identidade:
1.      Desobediente (1 Samuel 15:3), Deus mandou Saul destruir os amalequitas e ele não o fez.
2.      Inveja – Saul sentiu inveja de Davi, pois, ele havia matado Golias e multidão cantava “Saul matou mil e Davi matou dez mil” (1 Samuel 18:7-8).
Uma pessoa que tem identidade não faz o que bem entende, ela faz o que agrada a Deus.

Uma pessoa que tem identidade não fica preocupada com as bênçãos que os outros estão recebendo.

E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.  Gênesis 1:21
Deus é criativo ele criou cada coisa com sua própria identidade, e uma pessoa que tem identidade sabe exatamente disso. Ela não é apenas mais um, ela é único.

Quem não sabe o que é, tenta ser o que não é.
É normal durante a nossa caminhada temos crises de identidade, os apóstolos de Jesus tiveram, mas estivermos com Jesus logo nossa identidade será restaurada.

Lucas 9:51-56
Ninguém consegue se olhar no espelho e se enxergar no escuro por mais branco que seja. Para pode se olhar e se enxergar é necessário que esteja na luz e essa luz é Jesus.

Jesus sabia quem Ele era (João 13:3 Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado em suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus.). E nós como discípulos, como amigos, irmãos, pessoas que andam com Jesus, também devemos ter essa plena convicção.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O amor é sofredor


Certa vez estava ouvindo um CD ao vivo de uma banda, em umas das faixas o vocalista fez uma pergunta para a plateia: “quem aqui já sofreu por amor”? Creio que muitos dos que estavam ali levantaram as mãos. Aí ele respondeu mais ou menos assim: “é mentira! Ninguém sofre por amor, o verdadeiro amor não faz sofrer”. Por muito tempo acreditei nisso, acreditei que isso fosse mesmo verdade, pois, onde já se viu sofrer por amor? Mas isso é uma grande mentira, a Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4 “O amor é sofredor”...

A maior expressão de amor foi o que Deus fez quando entregou seu único filho pra salvar a humanidade (João 3:16). Quem ama verdadeiramente está disposto a sofrer por quem ou por aquilo se ama. Jesus sofreu muito por amor a nossas vidas, em no livro do profeto Isaías no capítulo 53 relata um pouco do sofrimento de Cristo. Deus sofre por amor a nós quando nos ver longe de seus caminhos.

Ao longo da história temos visto muitos exemplos de homens que sofreram por amor, por amarem pessoas, amarem uma causa, o amor em geral sempre gera sofrimento.

Quem ama verdadeiramente sofre quando o objeto de amor está sofrendo, quem ama verdadeiramente sofre junto. Quem ama sofre quando ver a pessoa amada partir, ficar doente...

A verdadeira expressão do amor é o que diz em Romanos 12:15 “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”;
Quem só está disposto a permanecer junto nos momentos bons, e não está disposto a ficar junto nos maus momentos, e nem disposto a compartilhar do sofrimento do próximo, não ama verdadeiramente. Apenas se alegrar com os que se alegram e não chorar com o que que choram não é amor! O amor é um todo alegria e sofrimento... No amor alegria e sofrimento andam lado a lado.

Amar verdadeiramente é está disposto a sofrer!

Quem não está disposto a sofrer, não está disposto a amar!

O amo gera sofrimento, o amor é sofredor!

domingo, 12 de maio de 2013

Heroína do amor


Mãe, procurei lindas palavras para te falar, mas nem mesmo uma poesia pode me ajudar, 
o que eu quero te dizer é muito mais..
Mãe, se eu tivesse o universo em minhas mãos, a estrela mais bonita te daria então,
em um gesto de amor e gratidão...
Sei sei, o impossível sei que não posso fazer, mas em forma de canção venho te agradecer
pela vida que me deste sou feliz,


É você uma grande heroína do amor, essa mulher que por mim tanto chorou, é você, é você!

É você que me entende sem a as vezes eu falar, quem não se cansa de a Deus me entregar é você, é você!


Mãe, teu sorriso faz sair a solidão e nas horas mais difíceis me estende a mão, 

nos braços outra vez eu sou criança, sou criança...
Mãe, tudo muda mas você é sempre assim, um espelho, um exemplo para mim,
eu sou fruto desse amor que existe em ti...
Mãe, mamãe, me perdoa pelo que eu te fiz sofrer, 
neste dia lindo que te dizer, tenho orgulho em ser teu filho, sou feliz...


É você uma grande heroína do amor, essa mulher que por mim tanto chorou, é você, é você!

É você que me entende sem a as vezes eu falar, quem não se cansa de a Deus me entregar é você, é você!

Silvan Santos

sábado, 4 de maio de 2013

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Se

Se és capaz de manter tua calma, quando,
todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.
De crer em ti quando estão todos duvidando,
e para esses no entanto achar uma desculpa.

Se és capaz de esperar sem te desesperares,
ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
e não parecer bom demais, nem pretensioso.

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,
de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,
tratar da mesma forma a esses dois impostores.

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,
em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,
e refazê-las com o bem pouco que te reste.

Se és capaz de arriscar numa única parada,
tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
resignado, tornar ao ponto de partida.

De forçar coração, nervos, músculos, tudo,
a dar seja o que for que neles ainda existe.
E a persistir assim quando, exausto, contudo,
resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes,
e, entre Reis, não perder a naturalidade.
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
se a todos podes ser de alguma utilidade.

Se és capaz de dar, segundo por segundo,
ao minuto fatal todo valor e brilho.
Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,
e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho!


Rudyard Kipling

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O relacionamento café com leite


O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína, quando a gente quer ficar acordado é só tomar um café que fica tudo certo.

O leite é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias ou mamas de alguns animais. Quando se está com dificuldade para dormir é só tomar um leitinho quente que fica tudo certo.

As duas bebidas são completamente diferentes, o café é de origem vegetal, o leite de origem animal.  O café tem uma coloração escura, o leite uma coloração clara. Eles não têm nada a ver um com o outro.

Mas quando resolvem se misturar eles formam uma bebida muito poderosa, a ideia dessa mistura surgiu nas regiões leiteiras da Europa, eles queriam misturar a energia do café e o poder nutritivo do leite, e deu muito certo.

Tem gente que não gosta de café, tem gente que não gosta de leite, mas dificilmente existe alguém que não gosta de café com leite.

Um relacionamento entre um homem e uma mulher é muito parecido, pois, são duas pessoas completamente diferentes, com culturas diferentes, criações diferentes, gostos diferentes, jeitos de pensar diferentes que resolvem se juntar para se tornar um só. No começo é um pouco difícil, sempre surgem alguns atritos, mas é normal, assim como o café e o leite que quando se juntam ocorre um atrito, pois os dois têm características diferentes e nem sempre estão na mesma temperatura, ocorre um choque inicial até eles encontrarem a cor ideal, a temperatura ideal, mas logo eles chegam em um consenso, adquirem uma nova coloração e uma nova temperatura, assim deve ser o relacionamento.

Assim como o café e leite abrem mãos de suas características para formar algo novo, assim deve ser o homem e a mulher, ambos têm que ceder em algum ponto em prol do companheiro, abrir mão de algo que gosta para agradar ao outro, abrir mão de suas vontades muitas vezes...

Assim como o café e leite que uma vez misturados não podem ser separados, assim deve ser um casamento, uma vez juntos, juntos para sempre.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Onde você tem armado as suas tendas?


Abraão, como receptor da promessa, tinha todo direito de escolher a terra em que iria ficar, mas ele não fez isso. Ele deixou Ló escolher. E Ló olhou para a campina e associou essa campina ao jardim do Éden, contudo essa era a terra de Sodoma e Gomorra. Quantas vezes não associamos as campinas de Sodoma com o jardim do Senhor? Cuidado com os encantos do mundo! Nós não viveremos um avivamento se estivermos nos aproximando do mundanismo e do pecado.
Se desejamos um avivamento não podemos olhar para Sodoma e nos encantarmos com a beleza da terra. Precisamos olhar para o Senhor.

Pecado e inferno estão casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio. 
(C. H. Spurgeon)
Tome muito cuidado com o pecado. Fuja dele! Aquele que é nascido de Deus odeia o pecado. Aquele que ama a Deus não pode amar o pecado.
Vive pela graça de Deus. Não é pelos seus próprios esforços que você se livrará do pecado, mas pela graça de Deus, através do Espírito de Deus. É a maravilhosa graça de Deus que transforma o pecador em um santo, o ímpio em um justo.
Lembrai-vos da mulher de Ló, que virou uma estátua de sal por amar as coisas deste mundo mais do que o Senhor.

O pecado é uma fraude; é um enganador; é um destruidor.
 Promete prazer e paga com sofrimento. (C. H. Spurgeon)
Vivamos para a glória de Deus! Não vos conformeis com este século!


Por: Renato Vargens. Pregado no dia 08/02/13, na 15ª Consciência Cristã (VINACC). Copyright © 2013 Consciência Cristã. Website: http://www.conscienciacrista.org.br/.

Leia mais: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/02/renato-vargens-onde-voce-tem-armado-as-suas-tendas-15cc/#ixzz2KhCg6Xhp