sábado, 22 de junho de 2013

Identidade!


O grande desafio nos dias atuais é ter identidade, sofrermos influencia de todos os lados, fazemos coisas que não queremos ou gostamos, por não ter personalidade própria, não sabemos formar opinião.

Quando vamos ao Poupa tempo tirar um RG (Identidade) ao recebermos qual é a primeira coisa que verificamos? Se os dados estão corretos né (filiação, naturalidade)?

E se algum dado estiver incorreto o documento é refeito.
Assim também é em nossas vidas quando reconhecemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, recebemos uma identidade nova e lá consta como filiação: Deus todo Poderoso Criador dos Céus e da Terra... E logo esses dados são verificados para ver se as informações são.

Mateus 4:1-11

O diabo não sabia que Jesus era o filho de Deus, foi por isso que ele foi tentar Jesus no deserto.

Quando o diabo soube que o Espirito Santo havia descido sobre Jesus, e que havia vindo uma voz do céu declarando: “Esse é o meu filho amado”, ele imediatamente foi até Jesus, testar sua identidade.
Verificar se a informação era “verdadeira”.

Quando fala que Jesus foi ao deserto para ser tentado, a palavra usada no original em grego foi:
Peiradzõ de peira: testar (objeto), esforço, escrutínio, sedução, disciplinar, teste, examinar, investigar, provar, testar.
De peira: experimentar, testar. Fazer uma experiência com, testar.
I sobre ações: tentar, fazer um esforço.
II sobre pessoas: tentar, provar, submeter a teste.
De modo geral, e em um bom sentido, examinar o caráter, opiniões e sentimentos de alguém.

 O mesmo acontece quando nos convertemos, começam a vir as lutas, as perseguições, tudo isso acontece para testar a nossa Identidade, para testar se realmente somos cidadãos dos céus (Gálatas 2:20, se Cristo vive em nós também seremos testados).
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

Quando o diabo chega pra Jesus e fala: “Se tu és o filho de Deus”.
O diabo tentou Jesus de três formas:
O desejo da carne, o desejo dos olhos, a soberda da vida.
Jesus não caiu nas tentações, pois Ele sabia exatamente quem era Ele estava seguro de sua identidade, Ele não precisava provar nada a ninguém.

Muitos de nós, temos caídos em tentações, temos sido reprovados no teste, pois, não estamos seguros de quem nós somos.
Jesus não caiu nas tentações, pois, Ele não era orgulhoso, Ele extremamente humilde.

Ele tinha a plena convicção que ele era o filho de Deus.
A maneira com que as pessoas nos veem é reflexo da maneira como nos vemos, muitas pessoas se veem como as piores, sempre acham que são coitadinhas, que ninguém gosta delas.  Uma pessoa que tem identidade não tem esse tipo de pensamento.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11

Quando não sabemos quem somos, tentamos provar ser algo que não somos.
Uma pessoa que tem certeza de sua identidade ela é:
1.      Humilde – Jesus não precisa provar nada, ele sabia exatamente quem ele era.
2.      Contenta-se com o que ela tem (ela não cobiça nada, ela sabe que tem a sua própria identidade e não tenta viver a vida de outra pessoa, ela sabe exatamente o que Deus tem preparado para ela. Se até as nossas impressões digitais são diferentes das dos outros, porque a nossa vida teria que ser igual?).
3.      Ela sabe para que foi chamada (Lucas 4:18), Jesus entra na sinagoga e ler Isaías 61.
João Batista sabia exatamente quem ele era, qual era a sua missão (João 3:30 “É necessário que ele cresça e eu diminua).
Um exemplo bíblico de alguém que não tinha certeza de sua identidade foi Saul.

1 Samuel  13:8-12

Saul achava que só porque ele era rei ele poderia fazer o que bem quisesse, ele não sabia direito qual era a sua identidade. Só porque uma vez ele profetizou no meio dos profetas (1 Samuel 10:10), ela achava que poderia oferecer sacrifícios também.

Uma pessoa que tem certeza de sua identidade, sabe exatamente quem ela é, ela sabe o que pode e o que não pode fazer.
Uma pessoa que não tem certeza sua identidade:
1.      Desobediente (1 Samuel 15:3), Deus mandou Saul destruir os amalequitas e ele não o fez.
2.      Inveja – Saul sentiu inveja de Davi, pois, ele havia matado Golias e multidão cantava “Saul matou mil e Davi matou dez mil” (1 Samuel 18:7-8).
Uma pessoa que tem identidade não faz o que bem entende, ela faz o que agrada a Deus.

Uma pessoa que tem identidade não fica preocupada com as bênçãos que os outros estão recebendo.

E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.  Gênesis 1:21
Deus é criativo ele criou cada coisa com sua própria identidade, e uma pessoa que tem identidade sabe exatamente disso. Ela não é apenas mais um, ela é único.

Quem não sabe o que é, tenta ser o que não é.
É normal durante a nossa caminhada temos crises de identidade, os apóstolos de Jesus tiveram, mas estivermos com Jesus logo nossa identidade será restaurada.

Lucas 9:51-56
Ninguém consegue se olhar no espelho e se enxergar no escuro por mais branco que seja. Para pode se olhar e se enxergar é necessário que esteja na luz e essa luz é Jesus.

Jesus sabia quem Ele era (João 13:3 Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado em suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus.). E nós como discípulos, como amigos, irmãos, pessoas que andam com Jesus, também devemos ter essa plena convicção.