sábado, 6 de outubro de 2012

A Maratona


A vida Cristã é comparada a uma maratona.

(A maratona é tida como uma das provas mais importantes das Olimpíadas, pois demonstra a superação humana sobre a distância percorrida a pé. Mas a origem da competição está ligada à disputa entre gregos e persas pela Ásia Menor, no ano de 490 antes de Cristo (a.C.). Neste conflito, chamado de Guerra Médica, houve uma batalha na planície de Marathona que foi vencida pelos atenienses.
Quando os soldados atenienses partiram para combater os persas, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado, pois os inimigos haviam jurado que, depois de derrotar os gregos, marchariam para Atenas e violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos.
Como havia urgência em que a notícia da vitória fosse dada, o general grego Milcíades ordenou para seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas – situada a cerca de 42 quilômetros (km) dali – para levar a notícia. Ele correu essa distância tão rápido quanto podia, mas o esforço foi tão grande que ele só conseguiu dizer "vencemos", e caiu morto. Cerca de 2,4 mil anos depois, em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Filípides foi homenageado com a criação dessa prova, cuja distância era de 40 km, mas que, desde 1908, está estipulada em 42,195 km.)

1 Coríntios 9:24/ Hebreus 12:1-2
Maratona é uma ação individual ou coletiva para demonstrar, através da prática conhecimentos, habilidades ou destreza. A maratona sugere uma ação continuada na busca de resultados através da superação.
A maratona é uma das provas mais difíceis e os maratonistas muitas vezes não tem o mesmo reconhecimento que os praticantes de outros esportes.
Assim também é na nossa caminhada com Deus, muitas vezes não temos o reconhecimento de homens, mas isto não importa o que importa mesmo, é ser reconhecido por Deus e ter a aprovação d’Ele.
Nem todos que largam numa maratona cruzam a linha de chegada. Assim também é na nossa vida cristã, nem todas as pessoas que estavam conosco na inicio de nossa caminhada, cruzam a linha de chegada, se deixam vencer pelas dificuldades do percurso. O percurso de uma maratona é cheio de altos e baixos, na vida cristã é mesma coisa, tem dias que estamos bem, tem dias que estamos mal, mas não devemos no deixar abater por isso, nosso alvo deve ser cruzar a linha de chegada.

Mateus 10:9-10
Quando Jesus envia os dozes para uma missão, Ele fala para eles não se preocuparem em levar bagagens, pois a provisão viria.
Você já viu um maratonista correr com mochila, bagagem? Claro que não, pois quanto menos peso ele carregar, melhor será a sua performance. Devemos fazer a mesma coisa, devemos nos preocupar em apenas correr, devemos deixar que Jesus leve as nossas cargas. (Mateus 11:30 / 6:33)

Provérbios 4:25.
Devemos olhar sempre pra frente, pois se nos distrairmos olhando pra trás ou para os lados, corremos o risco de tropeçar em algo. O caminho é duro, cheio obstáculos e de dificuldades.
Cada corredor tem o seu próprio ritmo, ele não se preocupa com quem ficou para trás e nem se desespera quando outros passam a sua frente, pois “o verdadeiro sucesso não é o que você faz comparado com o que os outros fazem, mas o que faz comparado ao que Deus quer que você faça”. Devemos uma meta individual para cada um, Se ele parar para esperar os outros ele terá problemas, e se ele tentar correr num ritmo acima do que ele consegue para acompanhar os outros ele também terá problemas.

(Vemos muitas pessoas desistindo da caminhada e saindo da igreja, pois não aceitam a visão de orar pra namorar. Um cristão tem o costume de orar antes de fazer qualquer coisa, mas quando é pra namorar ele não quer. Não tratar-se apenas de uma visão ministerial, mas é algo muito importante, um exemplo disso é que quando Abraão mandou o seu servo ir buscar uma esposa para Isaque, o seu ao chegar no local faz uma oração pedindo para o Senhor lhe proporcionar um bom encontro e ele é prontamente atendido Gênesis 24:12-16)

Muitas pessoas só querem correr uma meia maratona, isto é quando conseguem as bênçãos que tanto queriam abandonam a corrida.

Devemos continuar a correr mesmo com as dificuldades, um corredor não deixa de correr por nada.
Um corredor ao longo do percurso enfrente momentos de solidão (2 Timóteo 1:15), mas mesmo assim ele deve prosseguir.

Muitas pessoas estão querendo correr para que os outros as vejam, mas quando elas percebem que não tem ninguém olhando, ou quando não recebem palavras de incentivo elas desistem. Nosso alvo maior é Cristo, temos que correr para a Ele.

Nem todos que cruzam a linha de chegada de uma maratona ganham prêmios, mas TODOS aqueles que cruzarem a linha de chegada da Maratona Cristã herdarão a vida eterna!

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.  Apocalipse 2:7

Não desista da corrida, pois vai valer a pena!