Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. (Josué 14:7-11)
Calebe tinha 40 anos quando recebeu uma promessa de Deus através de Moisés. Quarenta e cinco anos depois, a promessa ainda não havia se cumprido, Moisés já tinha morrido, mas mesmo assim Calebe continuava firme e forte, esperando em Deus, pois ele sabia que quem lhe tinha prometido era fiel pra cumprir.
Diferentemente de Calebe nós não sabemos esperar, quando recebemos uma promessa da parte de Deus queremos que aquilo aconteça logo, queremos tudo "pra ontem" e a medida que o tempo vai passando e a promessa não se cumpre, vamos desanimando, enfraquecendo, começamos a murmurar contra Deus.
Toda promessa passa pela prova do tempo, temos que aprender a esperar assim como Calebe, e não deixar o desanimo entrar, nem enfraquecer com o passar dos anos, temos que aprender a confiar mais em Deus pois se Ele nos prometeu ele vai cumprir, pode passar o tempo que for, mas a promessa irá se cumprir no tempo dEle, pois Deus não nos dar nada que vai nos afastar dos caminhos dEle. A promessa só irar se cumprir em nossas vidas quando estivermos prontos para receber-la.
Por isso vamos esperar em Deus, sem desanimar, nem enfraquecer com o passar do tempo, pelo contrario com o passar do tempo que ficar mais animados e mais fortes!